domingo, 23 de novembro de 2014

PROJETO AFRO 2014: A EDUCAÇÃO NÃO TEM COR!

No mês em que se eleva a figura de Zumbi dos Palmares num dia voltado para a Consciência Negra, escolas da rede promoveram esta semana evento do gênero. Uma delas foi a Escola Municipal Porfírio V. Da Silva, localizada no povoado Saco do Camisa. O Projeto Afro "Educação não tem cor" desenvolveu entre os dias 17 e 20 um olhar crítico dialético com a intenção de abordar as questões que valorizam e compreendem a beleza e todo o universo da cultura afro-brasileira sob a batuta da professora de História Noeme Sobrinha. Na segunda-feira, o professor de História da Faculdade Ages, João Freire, palestrou sobre aquela temática.



Nesta tarde deste quinta-feira (20), a culminância do projeto reuniu a garotada do Ensino fundamental I e II para apresentação no pátio da escola. O objetivo é "propor o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinente à História do Brasil nas aulas e oportunizar aos alunos/as o conhecimento de alguns tipos de dança e música afro, bem como nas aulas de Educação Física, história e de Artes promover o combate a intolerância, o preconceito e o racismo através de novas experiências corporais e intelectuais, assegurando a formação cultural e humana do discente atendendo assim a Lei 10.639/2003", conforme descreve a minuta do projeto.  
 



Do 1o ao 9o anos foram explorados o tema por meio de teatro, dança, explanação etc. Parabéns a todos da comunidade estudantil e a todas as escolas que se propuseram a realizar o projeto nas respectivas unidades.

domingo, 9 de novembro de 2014

ELIMINATÓRIA GARANTE DUAS VAGAS PARA SOLETRANDO MUNICIPAL!

Nesta sexta-feira (07), realizamos a eliminatória do SOLETRANDO MUNICIPAL 2014 no dois turnos. A pedido da Secretaria Municipal de Educação a proposta era para ser realizada até o dia 31 de outubro, porém como muitas escolas da rede ainda não tinham concluído essa etapa foi dada nova chance. 

Logo, na tarde daquele dia, as alunas ANGÉLICA (7O A) e ISABEL (9o ano) foram as vencedoras dentre 23 alunos selecionados para o evento de soletração. Alguns ótimos alunos ficaram de fora por conta do erro na pronunciação de uma ou outra letra durante o percurso. Agora é aguardar a grande final no dia 21 na Câmara Legislativa, onde se enfrentarão todos os alunos do ensino Fundamental I e II do município.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO!

A chegada das estagiárias do curso de Pedagogia da Faculdade Ages com o projeto de Intervenção Pedagógica tem trazido grandes benefícios para a comunidade estudantil bem como para equipe de profissionais da nossa escola. 

Desde setembro, as professoras têm realizado reuniões com pais de aluno, entrevista com alunos e permeado encontros com inúmeras propostas de trabalho para alavancar o ensino-aprendizagem. Um dos diagnósticos também alterou a maneira como os professores viam os alunos e o processo de avaliação em torno deles.

"Obrigado a todas que escolheram nossa escola!", diz o diretor Alessandro Farias.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

FALANDO DE SEXO NA ESCOLA

Nesta segunda e terça-feira (22 e 23), ocorreu a culminância do penúltimo projeto "RESPEITE MINHA SEXUALIDADE" na EM Porfírio Vieira da Silva no ano letivo 2014. Enquanto o alunado do turno matutino tratou sobre alimentação, os alunos da segunda fase do Fundamental aproveitaram os subtemas: DSTs, "Grávida aos 13 anos", "Minha cueca, Sua calcinha", "Abuso Infantil", "Gravidez na Adolescência" entre outros para apresentar aos demais colegas no pátio interno da escola desses trabalhos desenvolvidos ao longo dos últimos quinze dias sob a tutela da disciplina de Biologia, do professor Edson e demais professores.


Durante os dois dias, a assistente Social Jaciara palestrou sobre "Respeito à escolha sexual" e a enfermeira Sâmara Alves falou a respeito das Doenças Sexualmente Transmissíveis que contribuiram para enraizar o restante das apresentções em torno do tema central. Parabéns ao corpo docente e equipe diretiva pela iniciativa. Em novembro, o projeto Afro encerrará a quarta unidade.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

VIAGEM A PAULO AFONSO

No último sábado (06), os estudantes do programa Mais Educação e oitavanistas partiram a Paulo Afonso/Ba com intuito de conhecer a hidrelétrica local. O projeto partiu do grupo de professores daquele programa Nilza,Claudevânia, Mateus, Josy e Rodrigo. Acompanhados ainda do diretor da unidade, Alessandro Farias e dos professores Adriana e Jorge, eles visitaram as instalações muito embora boa parte delas estivesse sem acesso haja vista reforma na área e depois do almoço permaneceram na prainha em frente à chácara do Pitú. Foi um passeio agradeavel apesar do clima frio e meio chuvoso.


quinta-feira, 4 de setembro de 2014

AMISTOSO DO + EDUCAÇÃO


No último dia 20, alunos do programa Mais Educação da nossa escola foram a Poço Verde participar de um amistoso com os colegas da EM Josias Rabelo, localizada no bairro Santa Cruz, zona norte da cidade. Perdemos por 2 a 1 no embate de futsal realizado no ginásio de Esportes da cidade. Acompanhando nosso time, o professor Mateus Andrade.

sábado, 16 de agosto de 2014

JOGOS INTERNOS 2014

A Escola Municipal "Porfírio Vieira da Silva" realizou na tarde de uma terça-feira de junho a abertura dos VIII Jogos Internos 2014 com o tema "Copa do mundo?" com toda a comunidade estudantil. Equipe diretiva, professores e alunos participaram do desfile pelas ruas do povoado Saco do Camisa até à quadra esportiva, onde foi realizada a abertura oficial com hino nacional, apresentações artísticas e partidas na modalidade voleibol.

Anteriormente aos três dias que seguem de competições, boa parte dos estudantes já participou das modalidades que envolvem o raciocínio sob a tutela da professora de Educação Física Vandalúcia Gois. 


PROJETO SOBRE DROGAS VISITA FAZENDA DA ESPERANÇA

Desde 2012, um grupo de professores da EM Porfírio Vieira da Silva, localizada no povoado Saco do Camisa, vem fazendo um curso de aperfeiçoamento do governo federal realizado pela internet e voltado para as drogas.

Durante os últimos meses, a unidade escolar já foi palco de apresentações acerca daquela temática bem como palestra com ex-usuário. Finalmente durante o dia inteiro deste sábado (18), diretor, professores, alunos e alguns pais seguiram para Fazenda da Esperança S. Miguel, nos arredores de Lagarto/Se para aprofundar o primeiro projeto anual "Drogas e Alcoolismo na família" com foco central no tema "O melhor exemplo vem de casa!". Lá, o alunado visitou pela manhã o centro masculino que atende 80 internos. Além de aprender sobre o objetivo da criação do projeto de recuperação de usuários de drogas; de assistir à peça teatral e à pregação matinal focada na educação religiosa como parte da reintegração dos envolvidos à sociedade, a garotada pode acompanhar outros trabalhos que envolvem o interno como criação de gado, ovinocultura, apicultura, fabricação de doces, biscoitos e queijos. 
Depois do almoço na sede, a tarde foi voltada para conhecer a versão feminina do projeto - a Fazenda Esperança Sta. Francisca Romana do outro lado da cidade. Na oportunidade, o depoimentos de internas fomentou ainda mais o trabalho de recuperação das jovens. Uma delas, por exemplo, falou sobre o uso de drogas desde os 8 anos de idade - o que gerou mais indagações por parte da turma.

O grupo teve apoio de um comboio de três ônibus escolares cedidos pela SME - Secretaria Municipal de Educação para levar alunos de Aroeira Velha, Campestre, Corimbas, Mucambo, Lagoa do Mandacaru, Saco do Camisa etc. Com o trabalho concluído, retornaram no final da tarde com a certeza de que refletirão um pouco mais na vida futura acerca da curiosidade em torno de um mal da sociedade moderna.fonte:cnnpv em 18/5/13


PROJETO AFRO É DESTAQUE!

O trabalho de consciência negra inundou a comunidade escolar do Porfírio Vieira da Silva, localizada no povoado Saco do Camisa neste mês de novembro. O projeto interdisciplinar da professora de História e Sociedade Cultura, Josy Santos, em parceria com a equipe diretiva e demais professores intitulado "TODO DIA É DIA DE CONSCIÊNCIA NEGRA" tem desenvolvido atividades pedagógicas envolvendo os estudantes na promoção de pesquisas, discussões orientadas, palestras bem como apresentações teatral e dança além de visita a museus afro-brasileiro na cidade de Laranjeiras como parte da construção referencial positivista da identidade étnica. 

No sábado (16) , três ônibus escolares partiram  em comboio para Laranjeiras/Se onde a visita a centros históricos despertou nos alunos a consciência crítica no que se refere ao trabalho escravo e a religiosidade do negro brasileiro. Esta semana, por exemplo, foram três dias de apresentações  (após o intervalo) com objetivo de promover a disseminação de saberes inerentes ao universo dos afrodescentes estimulando o debate acerca das formas de discriminação e preconceito, conforme descreve o objetivo geral do projeto da escola. 
Para tanto, foram sugeridos subtemas para todas as disciplinas abordando a proposta de 2013 desde a "Resistência à escravidão" ; "O sincretismo religioso"; apresentação de trechos das obras "Capitães de Areia" de Jorge Amado e "Esaú e Jacó" de Machado de Assis; tradução e estudo de letras musicais dos cantores Jimmy Cliff e Bob Marley; "Estudo do conhecimento medicinal do povo africano"; aprofundamento do uso da "Capoeira" como atividade corporal estética e esportiva; a"Influência africana na cultura brasileira" entre outros assuntos. Além disso, houve concurso de cartazes; apresentação de percussão com alunos do Mais Educação e do documentário "Vista minha pele" e do teatro "Racismo:as diferenças continuam". Nesta quarta-feira (20) feriado da "Consciência negra", houve a culminância do projeto reunindo toda a comunidade escolar. O secretário municipal de Educação, Paulo Roberto Caduda, a secretária-adjunta, Imperatriz Rosário e o professor Frank Lisboa estiveram presentes na última etapa.Um grupo de Capoeira de Poço Verde, que se apresentou em várias escolas esta semana, encerrou as atividades de 2013.Fonte:cnnpv 11/13


sexta-feira, 15 de agosto de 2014

ESCOLA ENCERRA PROJETO DE LEITURA

  A
comunidade escolar do Porfírio Vieira da Silva, na localidade Saco do Camisa, viu a culminância do projeto `LER é` da professora de Língua Portuguesa Adriana Farias nesta terça-feira (29) no pátio da escola trazer inúmeras apresentações teatrais dos mais variados gêneros literários. De acordo com a Adriana, o projeto `consiste em favorecer aos alunos do 6o ao 9o anos uma prática constante de leitura extraclasse, na própria classe, organizada em torno de obras literárias selecionadas a partir da crônica, literatura infanto-juvenil, teatro e poema`. Ela percebeu que como muitos alunos não têm motivação para leitura fora da sala de aula, buscou promover atividades variadas que estimulassem o gosto pela leitura a fim de `seduzir o aluno para o livro, constituindo um desafio a sua criatividade`. O projeto de leitura vinha sendo realizado há dois meses e foi concluído numa explanação para todos os colegas e demais professores os trabalhos até então desenvolvidos em cada sala de aula. O projeto teve a participação dos alunos da 2o ano com o jogral `Reunião das flores`, organizado pela professora Lucineide do Baú da leitura e o apoio da professora de Português do 6o ano, Andreia. Um dia antes, o alunado também foi convidado para exposição de outro projeto desta vez na disciplina de Sociedade e Cultura com a  turma do 90 ano sobre `Reescrevendo a pré-história sergipana`.(matéria publicada no CNNPV em 30/11/2011)

PEDAGOGAS ESTAGIAM NA ESCOLA

Na última semana, nossa escola recebeu a visita de estudantes de Pedagogia que farão estágio supervisionado na unidade. O quarteto de acadêmicas: Jaciara de Jesus Santana, Juscileide Reis de souza Santana, Jovânia Santos Araújo e Maria de Fátima Santos Reis permanecerão por alguns dias diagnosticando a estrutura e a prendizagem do alunado da EM Porfírio V.da Silva. Além de conhecer nosso trabalho, o grupo planeja aplicar um questionário com intuito de identificar os maiores problemas e possíveis ações para melhorar o ensino-aprendizagem. Na foto, com o diretor Alessandro Farias.