Mostrando postagens com marcador news. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador news. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 22 de junho de 2017

FESTA JUNINA 2017

Escolas da rede pública e privada promovem ao longo da semana de S.João o tradicional arraiá junino. Da cidade ao interior, centenas de alunos se juntam a professores e profissionais na educação para comemorar uma das festas mais importantes do Nordeste.

Com a crise que se alastrou pelo país depois da roubalheira generalizada envolvendo partidos e empresas, algumas delas usam a festa também como forma de arrecadar fundos para compra de mais material para um projeto maior na unidade até o final do ano. Esta semana, a EM Porfírio Vieira da Silva, localizada no povoado Saco do Camisa, foi a primeira a abrir o festejo juninas entre as unidades da rede municipal. A Secretaria Municipal de Educação tem dado apoio na empreitada com envio de produtos essenciais para fomentar o evento.O secretário Eliel Santana veio prestigiar oe vento que durou noite adentro.

Ao longo desta quarta-feira (21), várias apresentações do Fundamental I e II além da Quadrilha junina da escola abrilhantaram ainda mais a festa. Confira as fotos ao lado.


sábado, 11 de fevereiro de 2017

VALORES HUMANOS É TEMA DO SÁBADO LETIVO

Em um mundo cada vez mais violento e individualizado, a escola e o corpo docente têm o dever de tentar promover uma reflexão com os alunos sobre os valores humanos, que andam esquecidos pela maioria da sociedade, especialmente pelos jovens estudantes.

Pensando nisso, a Escola Municipal Porfírio Vieira da silva, localizada no povoado Saco do Camisa, convidou a psicóloga Priscila Ferreira, do CRAS – Centro de Referência e Assistência Social de Poço Verde para falar sobre os “VALORES HUMANOS”, no sábado letivo,11.
Priscila iniciou sua palestra indagando aos pais e alunos sobre quais valores elas e eles conheciam. Citando um a um, ela aproveitou a abriu uma reflexão que leve à boa formação de todos.
O respeito à vida, natureza, raças, etnias, cultura, origem, à igualdade e justiça entre todas as camadas sociais foram comentados e discutidos .
Ao final, o diretor Edson Cruz quis saber se poderia fazer outras observações com intuito de levantar outros questionamentos sobre o papel de pais, professores e alunos nesse sentido com foco nos valores perdidos nos dias de hoje.

Após a palestra, o diretor da unidade apresentou os novos professores como Orlando (matemática), França e Rosivaldo do ensino fundamental.

Antes do lanche, os alunos da professora Dilza fizeram uma pequena apresentação tal qual a turma do 6o ano. Em meio ao lanche do dia, os pais foram convidados a seguirem para cada uma das salas onde um professor faria a entrega das avaliações da III unidade.

A PERDA DE UM GRANDE AMIGO

Esta semana, perdemos um grande amigo e colega de trabalho. O vigilante João Martins dos Reis. Ele faleceu na tarde da última quinta-feira,09, consequência do problema de saúde que o acompanhava há anos.

Pais, professores e alguns alunos acompanharam o enterro realizado na manhã desta sexta-feira,10, no povoado Saco do Camisa.

Já no sábado letivo,11,  toda a comunidade prestou um minuto de silêncio em homenagem ao eterno vigia e amigo da escola.

“São muitos anos como vigilante que atuava às noites, um guardião que Deus sempre o livrou que algum mal acontecesse, porque nem um tem como se proteger.
Um  senhor pode se dizer, mas com uma fama de bravo, arisco, será que era isso porque o chamavam de João Cabrito. Mas ele só era bravo quando pisavam no calo dele. Sempre que eu precisava ele era atento e ia cumprir o seu dever.

Hoje e sempre vai fazer parte da história da Escola Porfírio como todos nós. Hoje e sempre, em nossas orações pedimos como pobres mortais que Deus seja o vigia de João Martins dos Reis lá no céu. Que Deus conceda o conforto aos familiares e a família Porfírio também”, conclui Edson Cruz, diretor da unidade.

COMEÇAMOS O ANO EM PERÍODO INTEGRAL

No retorno às aulas uma notícia que pegou toda a comunidade estudantil de surpresa: teríamos pela frente aula em período integral. Sim, tal qual prega a nova reforma do Ensino Médio tão discutida e odiada na mesma medida por quem faz o ensino pós fundamental, a Escola Porfírio Vieira passaria por um estágio parecido durante três semanas seguidas. Mais tarde, ficou definido entre professores que seriam em semanas alternadas.

No nosso caso, os professores que ministram aula no período matutino teriam de adiantar aula em ambiente externo da unidade escolar no período vespertino. Contudo, a turma da tarde (da segunda fase do Fundamental) continuaria em sala nos dois períodos.

A ordem do dia era aula prática em período oposto ao normal de aula com aplicação de projetos para todas as turmas. Cada professor ficou encarregado de definir com sua turma o que de fato seria melhor para ampliar a aprendizagem.


A partir desta semana, vamos entrar na segunda semana em tempo integral com proposta voltada para o Carnaval.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

FIM DE ANO COM VISITA E SHOW DE CALOUROS

O fim de 2016 foi marcado pela visita à II FEIRA CULTURAL e CIENTÍFICA do Colégio Estadual Prof. João de Oliveira, onde os alunos puderam conhecer os trabalhos e apresentações nos três turnos e o último evento com o Show de Calouros. Era a despedida de professores como Claudileide, Josy e Joyce.



Houve covers de bandas famosas como Unha Pintada, apresentação ao vivo com a imitação de alguns cantores evangélicos além de um bolo de comemoração pelo fim do ano.


Que 2017 seja bem-vindo trazendo um bom trabalho para nossa comunidade escolar. Para assistir ao vídeo da apresentação da banda Unha Pintada com os alunos Wiggor, Paulinho, Eduardo e Victor do 8o ano clique AQUI

sábado, 3 de dezembro de 2016

REUNIÃO MARCA O INÍCIO DAS AULAS

Neste sábado,03, a comunidade escolar se reuniu para tratar entre outros assuntos do novo calendário letivo, da formação do Conselho Escolar e, de quebra, de explicar para todos todo o processo que desencadeou a greve e seu término.


O diretor Edson Cruz foi o único a falar para todos. Ao final, a escolha das professoras Dilza e Jucileide como presidente e secretária do conselho.

sexta-feira, 15 de julho de 2016

SIMULADO E FESTA JUNINA ENCERRAM O PRIMEIRO SEMESTRE

Esta semana, a nossa unidade finalizou o primeiro semestre com a realização do Simulado para todas as turmas do 1o ao 9o anos com propósito de substituir a recuperação semestral e, obviamente, recuperar os alunos com baixo rendimento e, por conseguinte, a festa junina.
Marcada para o último sábado,09, mas adiada para esta quarta-feira, 13, a festa junina contou com a participação dos pais, professores, alunos, convidados, o secretário municipal de Educação, Paulo Caduda e demais membros da comunidade Saco do Camisa.
A festa foi realizada durante a tarde com diversas apresentações juninas incluíndo a apresentação da Quadrilha Chamego Nordestino da própria escola. Para assistir a um trecho da apresentação, clique aqui. O evento terminou mesmo com o show da banda Os Malas, cujo vocalista é nada mais, nada menos do que o professor de História, Roger Santos.

O evento também parabenizou os professores contratados (foto de capa do blog) que deixarão a nossa escola por motivo de atraso no pagamento. Há meses estão sem receber. Felizes férias para todos!

quarta-feira, 22 de junho de 2016

ESTUDANTES PARTICIPAM DOS JOGOS OLÍMPICOS ESCOLARES

Depois de participar dos jogos internos 2016, a comunidade estudantil abrilhantou a abertura dos JOGOS OLÍMPICOS ESCOLARES em Poço Verde. Professores, equipe diretiva e estudantes participaram da corrida de revezamento da tocha olímpica quando sua maior representantes a aluna Anne Soraya levou a tocha por alguns metros.

A corrida saiu da capela da Santa Cruz com destino à Praça da Juventude. Lá, nossas garotas da dança rítmica apresentaram a melhor performance da escola nos últimos anos derrubando até outras apresentações de outras unidades. A coreografia ficou a cargo da professora Alessandra do AEE.

Os jogos encerram nesta quarta-feira, 22.Para assistir ao vídeo da performance, clique AQUI

quinta-feira, 9 de junho de 2016

MAIS UM PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA

Na última semana de maio, a escola teve a honra de ser objeto de estudo da dupla de professoras da Faculdade Pio Décimo, Jaciara Santana e Maria Nilza Barbosa. As acadêmicas se debruçaram sobre um projeto de Intervenção intitulado "Direitos humanos na educação: à escola como ambiente promotor da igualdade de gênero" na Escola Municipal Porfírio Vieira, localizada no povoado Saco do Camisa, município de Poço Verde/Se com o objetivo de"promover uma mudança cultural na equipe de profissionais de educação, com vista a promoção da equidade de gênero no respeito às diferenças", conforme descreve o objeto em questão.


Depois de aplicar o projeto com os pais, foi a vez dos professores e alunos participaram da iniciativa que visava entre outras coisas dar o exemplo de como tratar a igualdade de gênero; eliminar preconceitos no âmbito escolar; não reforçar estereótipos e esquecer os jargões machistas.

De acordo com as professoras engajadas no projeto, a primeira ação foi de apresentar o projeto aos funcionários com o intuito de sensibilizá-los para a atuação docente; o segundo passo foi o de apresentar slides com o tema; a terceira ação dividiu em grupos (professores, merendeiras e um membro da equipe gestora para elaborar cartazes informativos; a quarta fase foram apresentados fotos, vídeos sobre cenas cotidianas da escola e por último, criar um blog da escola para postar as produções textuais bem como fotos e vídeos das atividades realizadas.


A equipe deixou a escola com a tarefa do dever cumprido além de ter sido elogiada por todos pelo projeto.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

MAIS UM PROFESSOR SE DESPEDE DA ESCOLA

Na última sexta-feira, 18, antes de as turmas do 5o e 9o partirem para uma visita ao Projeto de Leitura da unidade Veridiano Zacarias de Oliveira, localizada no povoado Tabuleirinho, a comunidade estudantil reuniu-se no pátio para ouvir as homenagens de despedida do professor de História, Tarcísio.

O diretor Edson Cruz e a coordenadora Adriana Farias desejaram sucesso na nova empreitada e agradeceram pelo trabalho desenvolvido ao longo deste primeiro trimestre de 2016.
Somente este ano já é o segundo professor que deixa a escola. O primeiro foi o professor Walfran, de Matemática, que partiu para lecionar na UFS. Tarcísio segue para S.Paulo onde estará à frente de outro projeto profissional.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

COMISSÃO DE PAIS, PROFESSORES E ALUNOS DENUNCIA PRECARIEDADE DOS ÔNIBUS


Preocupada com o risco de acidente durante o transporte de estudantes de casa para escola, uma comissão formada por pais, professores, alunos e equipe diretiva da EM Porfírio Vieira esteve em audiência nesta quarta-feira, 11, com o secretário de Educação, Paulo Caduda. A proposta: encontrar uma solução rápida. Afinal, a qualquer momento o estouro de um dos pneus pode vitimar muitas crianças no trecho entre Cova da Índia e Saco do Camisa, onde está localizada a Escola municipal Porfírio Vieira da Silva.

"Por não termos mais como resolver dentro da própria escola e não tendo condição alguma de continuar, vimos solicitar do secretário uma solução pois o pneu não existe de tanto remendo. Estamos sobrecarregando o outro carro e as horas de trabalho do outro motorista já que ele tem de fazer várias viagens para atender a escola. Ontem, 10, só havia metade das turmas e a gente não pode dar aula. Temos uma posição e queremos uma solução da secretaria para continuar a partir desta quinta ou não!", pontuou o diretor Edson Cruz.

Além disso, o carro que tem atendido outras localidade com o intuito de não deixar nenhum aluno fora da escola também está com os dias contados. Todos os pneus precisam de troca. Do contrário, serão dois ônibus escolares trazendo risco de morte aos estudantes no trajeto de casa para escola e vice-versa.

Esse problema vem preocupando também diretores de outras unidades pelo interior pois desde janeiro nenhuma licitação é concluída na prefeitura para compra de novos pneus. A cada seis meses, a troca deve ser feita para não ocasionar acidente envolvendo estudantes - o que seria um desastre para a administração.

Depois de ouvir a todos, Caduda reconheceu que a precariedade é latente não só naquela unidade, mas também na maioria das escolas da rede pelo interior do município. A demora na reposição dos pneus advém também da crise que tem se instalado no país com a diminuição no repasse de recursos e, principalmente, da demora de outro setor: o de licitação da prefeitura.

"Desde o início do ano, solicitei à secretaria de Administração que fizesse a solicitação de processo de licitação pois temos um cronograma de comprar e substituição. Consegui uma ata de preços da prefeitura de Simão Dias para adquirir por lá e conseguimos comprar. Como a ata de registro de preço venceu, nós temos uma frota de 14 carros e cada um tem 6 pneus...temos uma problema com o setor de licitação. O responsável não homologou o processo. Eu só posso atender com o contrato assinado. (...) é só inércia e irresponsabilidade. Nós protocolamos na prefeitura no dia 05 de janeiro!", pontuou o secretário.

Ao final, Caduda se comprometeu em, de alguma forma, viabilizar carro para que o transporte dos estudantes não fosse interrompido nesta quinta e sexta-feiras. A expectativa da comissão é de que a promessa seja cumprida, pois fora deliberada em reunião com os pais que se o problema não fosse resolvido a contento, todos paralisariam as aulas até que tudo fosse concluído.

Caduda ainda foi instigado a responder sobre outros problemas como a reforma mal feita de uma das salas e do atraso do pagamento dos professores contratados. Há três meses, não recebem. Durante a semana, muitos já ameaçavam paralisar o serviço. O secretário argumentou que o mês de dezembro é de responsabilidade da prefeitura já que o pagamento foi empenhado com recursos próprios. Desde aquele mês nenhum repasse no valor de 70 mil reais é feito pela prefeitura. Os meses subsequentes de 2016 serão pagos pela SME por volta do dia 18 deste mês; não na sua totalidade.

"Com a crise, a arrecadação vem diminuindo e comprometendo ainda mais. Como a prefeitura pagou três meses à saúde e outras funções esta semana", espera-se que faça o mesmo com a área da educação, concluiu.(publicado em cnnpv)


.

sexta-feira, 4 de março de 2016

A DENGUE E VARIAÇÕES DA DOENÇA É TEMA DE ENCONTRO

A primeira sexta-feira de março,04, foi bastante produtiva na Escola Porfírio Vieira. O encontro voltado para pais e alunos foi a oportunidade para o diretor da unidade, Edson Cruz, apresentar a equipe de profissionais bem como tratar dos informes a respeito do dia a dia na escola.

No entanto, foi também atendendo ao pedido de Daniel, aluno do 9o ano, que a supervisora da Dengue, Simone Andrade, palestrou sobre o quão é importante estar atento à ação do mosquito aedes aegypti. Tirando a dúvida de pais e alunos, Simone alertou para o fato de que corremos o risco de contrair mais duas síndromes além das doenças já conhecidas por todos como a própria dengue, Chinkungunya e o famoso Zika vírus. Era a ação da Miose (que vem se alastrando em Poço Verde e levando dezenas de pessoas ao antigo hospital) e a síndrome de Guillan Barré (que causa paralisia de membeos).
Como a reunião fora realizada à tarde com os alunos do Ensino fundamental II, Edson fez uma homenagem ao professor de Matemática, Valfran, que deixará a equipe dentro de uma semana. Ele vinha substituíndo a professora Gleiciene que solicitou remoção para unidade vizinha, localizada no povoado Tabuleirinho. Como ele assumirá um cargo na UFS, a nova professora Joyce deve tomar a vaga dentro em breve. Após a homenagem, o professor se despediu de todos com um discurso emotivo.

Ao final, todos foram convidados a lanchar encerrando a reunião.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

ENCONTRO MARCA INÍCIO DOS TRABALHOS DE 2016

 De volta do ano letivo, o novo diretor Edson Cruz convidou professores da primeira e segunda fase para reunião pedagógica na sede do Porfírio Vieira na tarde da última quarta-feira, 03. No ensejo, desejou a todos boas vindas e chamou a atenção do grupo para o trabalho em conjunto em 2016.
Usando a parábola do Semeador, Edson insistiu na tônica de levar o conhecimento nas diferentes formas de terreno (os alunos) com o objetivo de galgar melhor resultado no ano que se inicia. Durante o encontro, foi apresentado o calendário escolar, qual professor ficará com a turma específica bem como as respectivas disciplinas.
Depois do lanche, o secretário municipal de Educação, Paulo Caduda, compareceu e tirou dúvidas sobre diversos assuntos como salário, aposentadoria, licença além de falar sobre os planos para 2016. Acompanhando o secretário, o ex-diretor Léo Farias tratou dos jogos olímpicos escolares que ocorrerão em maio.

Na quinta-feira, 04, a reunião foi na sede da UAB, em Poço Verde, para uma palestra das professoras que cuida da área dos alunos especiais. Ao final, todos concordaram numa coisa: foi um bom encontro pois deixou claro a forma de avaliar o alunos com algumas deficiências bem como qual tratamento deve ser dado no dia a dia escolar.