Mostrando postagens com marcador projeto. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador projeto. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 11 de abril de 2016

PREFEITO PRESTIGIA CULMINÂNCIA DO PROJETO DE LEITURA

O prefeito Thiago Dória esteve no Porfírio Vieira no último sábado, 09, para prestigiar o Projeto de Leitura "Os encantamentos do Sítio do Pica Pau Amarelo aos poemas e poesias"

A iniciativa das professoras Adriana Farias e Jaciane levou a comunidade estudantil do Fundamental I e II a trabalhar uma gama de subprojetos em cada uma das disciplinas do currículo comum ao longo da I unidade deste ano letivo. A proposta também visa incentivar a leitura e a escrita da pré-escola ao 9o ano com a produção de poemas e poesias bem como a criação de outras apresentações audiovisuais. 

Na quinta-feira, 07, a abertura contou com a presença do poeta Ivan. Ele foi entrevistado por um grupo de estudantes no quadro "Frente a Frente"; já na sexta-feira, 08, a garotada apresentou os trabalhos desenvolvidos com as professoras do Fundamental I e no sábado a culminância incluíndo jogral sobre a Rosa de Hiroshima; teatro, palestra coma professora Esileide Pimentel, dança da Emília além de outras produções que incluíam até os professores.

Presentes ao evento deste sábado letivo, o secretário municipal de Educação, Paulo Caduda, e o professor José Araújo, convidado do dia.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

PROJETO DE LEITURA TEM INÍCIO

A Escola Municipal "Porfírio Vieira da Silva" desenvolve esta semana o projeto de leitura: "Os encantamentos do Sítio do Pica Pau Amarelo aos poemas e poesias". A iniciativa das professoras Adriana Farias e Jaciane leva a comunidade estudantil do Fundamental I e II a trabalhar uma gama de subprojetos em cada uma das disciplinas do currículo comum.

A proposta visa incentivar a leitura e a escrita da pré-escola ao 9o ano com a produção de poemas e poesias bem como a criação de outras apresentações audiovisuais. Nesta quinta-feira, 07, a abertura contou com a presença do poeta Ivan. Ele foi entrevistado por um grupo de estudantes no quadro "Frente a Frente".

Mais atividades seguem nesta sexta-feira e no sábado letivo. (fotos:Daniel)


quinta-feira, 3 de março de 2016

1a HORA DE ESTUDO FOCA O PROJETO DE LEITURA

Aproveitando a primeira aula da Hora de estudo da escola, o diretor Edson Cruz reuniu os professores veteranos e novatos para falar a respeito dos projetos para o ano letivo de 2016. Durante o ensejo, a coordenadora Adriana Farias apresentou o primeiro projeto que será coordenado também pela professora Jacy: "LEITURA E ESCRITA, encantamentos do Sítio do Pica-pau amarelo aos poemas de hoje". 
Ficou definido que os professor

es Adriana e Lucian ficarão a cargo de trabalhar o projeto em sala de aula com o 6o ano; Joyce e Chirlênia trabalharão com o 7o ano; a professora Vandalúcia no 8o e Tarcísio e Jorge com o 9o ano. 

Nesse ínterim, foram dadas sugestões para os trabalhos a serem apresentados no dia da culminância, previsto para o dia 06 de abril.
Durante a reunião, a professora do AEE, Alessandra, tratou dos alunos especiais nomeando todos por turma com o objetivo de conscientizar o grupo docente para o uso de atividades diferenciadas.


sábado, 6 de junho de 2015

ESCOLA VISITA MUSEU DA GENTE SERGIPANA

Neste sábado (06), um comboio com três ônibus levou professores, alunos, pais e equipe diretiva da Escola Municipal Porfírio V. Da Silva, localizada no povoado Saco do Camisa, ao Museu da Gente Sergipana em Aracaju. A ida partia do pressuposto de levar cultura e informação aos estudantes do Ensino Fundamental II e o 5o ano da Fundamental I.

Lá, eles puderam conferir de perto todas as exposições permanentes do grande museu. Em grupos de 28 alunos e guiados por um guia correspondente, eles fizeram um trajeto percorrendo todos os salões.


No hall de entrada o grupo foi recepcionado no Foyer - principal espaço de circulação do museu. Nele, há um balcão de informações, ambientes de estar, área para exposição temporária e acesso ao pavimento superior onde o primeiro deles estava o balcão "José Vende". Numa sala interativa, um feirante virtual típico das feiras de Sergipe conversava com os alunos em meio a uma cenografia tipicamente do interior.

Em seguida, os grupos chegaram ao famoso túnel sobre "Nossos leitos" onde sentados em barcos em movimento assistiram à projeção em 360o sobre a diversidade da fauna e flora sergipana tendo uma perfeita imersão no ecossistema de Sergipe. Daí, partiram para o salão "Nossos pratos", onde puderam interagir com o guia na realização de pratos típicos da região. Claro, virtualmente. Adiante, a Midiateca levava o aluno ao acervo físico e tablets para consultas interativas.


Um outro túnel às escuras revelava produtos em barro típicos da cultura sergipana além de redes e outros apetrechos. A um passo ao Átrio, onde havia o mapa de Sergipe desenhado no piso do museu, os alunos viram ainda o salão do "Seu cordel x Seu Repente", e interagiram na criação de roupa num espelho mágico. A visita oportunizou ainda aos alunos a ida à orla e à praia para que a maioria dos alunos vissem pela primeira vez o mar. O diretor Alessandro Farias estava satisfeito com a proposta e feliz com à expectativa do alunado em ver o oceano.

Mais fotos no fim da página!