sábado, 3 de dezembro de 2016

REUNIÃO MARCA O INÍCIO DAS AULAS

Neste sábado,03, a comunidade escolar se reuniu para tratar entre outros assuntos do novo calendário letivo, da formação do Conselho Escolar e, de quebra, de explicar para todos todo o processo que desencadeou a greve e seu término.


O diretor Edson Cruz foi o único a falar para todos. Ao final, a escolha das professoras Dilza e Jucileide como presidente e secretária do conselho.

sexta-feira, 15 de julho de 2016

SIMULADO E FESTA JUNINA ENCERRAM O PRIMEIRO SEMESTRE

Esta semana, a nossa unidade finalizou o primeiro semestre com a realização do Simulado para todas as turmas do 1o ao 9o anos com propósito de substituir a recuperação semestral e, obviamente, recuperar os alunos com baixo rendimento e, por conseguinte, a festa junina.
Marcada para o último sábado,09, mas adiada para esta quarta-feira, 13, a festa junina contou com a participação dos pais, professores, alunos, convidados, o secretário municipal de Educação, Paulo Caduda e demais membros da comunidade Saco do Camisa.
A festa foi realizada durante a tarde com diversas apresentações juninas incluíndo a apresentação da Quadrilha Chamego Nordestino da própria escola. Para assistir a um trecho da apresentação, clique aqui. O evento terminou mesmo com o show da banda Os Malas, cujo vocalista é nada mais, nada menos do que o professor de História, Roger Santos.

O evento também parabenizou os professores contratados (foto de capa do blog) que deixarão a nossa escola por motivo de atraso no pagamento. Há meses estão sem receber. Felizes férias para todos!

quarta-feira, 22 de junho de 2016

ESTUDANTES PARTICIPAM DOS JOGOS OLÍMPICOS ESCOLARES

Depois de participar dos jogos internos 2016, a comunidade estudantil abrilhantou a abertura dos JOGOS OLÍMPICOS ESCOLARES em Poço Verde. Professores, equipe diretiva e estudantes participaram da corrida de revezamento da tocha olímpica quando sua maior representantes a aluna Anne Soraya levou a tocha por alguns metros.

A corrida saiu da capela da Santa Cruz com destino à Praça da Juventude. Lá, nossas garotas da dança rítmica apresentaram a melhor performance da escola nos últimos anos derrubando até outras apresentações de outras unidades. A coreografia ficou a cargo da professora Alessandra do AEE.

Os jogos encerram nesta quarta-feira, 22.Para assistir ao vídeo da performance, clique AQUI

quinta-feira, 9 de junho de 2016

MAIS UM PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ESCOLA

Na última semana de maio, a escola teve a honra de ser objeto de estudo da dupla de professoras da Faculdade Pio Décimo, Jaciara Santana e Maria Nilza Barbosa. As acadêmicas se debruçaram sobre um projeto de Intervenção intitulado "Direitos humanos na educação: à escola como ambiente promotor da igualdade de gênero" na Escola Municipal Porfírio Vieira, localizada no povoado Saco do Camisa, município de Poço Verde/Se com o objetivo de"promover uma mudança cultural na equipe de profissionais de educação, com vista a promoção da equidade de gênero no respeito às diferenças", conforme descreve o objeto em questão.


Depois de aplicar o projeto com os pais, foi a vez dos professores e alunos participaram da iniciativa que visava entre outras coisas dar o exemplo de como tratar a igualdade de gênero; eliminar preconceitos no âmbito escolar; não reforçar estereótipos e esquecer os jargões machistas.

De acordo com as professoras engajadas no projeto, a primeira ação foi de apresentar o projeto aos funcionários com o intuito de sensibilizá-los para a atuação docente; o segundo passo foi o de apresentar slides com o tema; a terceira ação dividiu em grupos (professores, merendeiras e um membro da equipe gestora para elaborar cartazes informativos; a quarta fase foram apresentados fotos, vídeos sobre cenas cotidianas da escola e por último, criar um blog da escola para postar as produções textuais bem como fotos e vídeos das atividades realizadas.


A equipe deixou a escola com a tarefa do dever cumprido além de ter sido elogiada por todos pelo projeto.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

MAIS UM PROFESSOR SE DESPEDE DA ESCOLA

Na última sexta-feira, 18, antes de as turmas do 5o e 9o partirem para uma visita ao Projeto de Leitura da unidade Veridiano Zacarias de Oliveira, localizada no povoado Tabuleirinho, a comunidade estudantil reuniu-se no pátio para ouvir as homenagens de despedida do professor de História, Tarcísio.

O diretor Edson Cruz e a coordenadora Adriana Farias desejaram sucesso na nova empreitada e agradeceram pelo trabalho desenvolvido ao longo deste primeiro trimestre de 2016.
Somente este ano já é o segundo professor que deixa a escola. O primeiro foi o professor Walfran, de Matemática, que partiu para lecionar na UFS. Tarcísio segue para S.Paulo onde estará à frente de outro projeto profissional.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

COMISSÃO DE PAIS, PROFESSORES E ALUNOS DENUNCIA PRECARIEDADE DOS ÔNIBUS


Preocupada com o risco de acidente durante o transporte de estudantes de casa para escola, uma comissão formada por pais, professores, alunos e equipe diretiva da EM Porfírio Vieira esteve em audiência nesta quarta-feira, 11, com o secretário de Educação, Paulo Caduda. A proposta: encontrar uma solução rápida. Afinal, a qualquer momento o estouro de um dos pneus pode vitimar muitas crianças no trecho entre Cova da Índia e Saco do Camisa, onde está localizada a Escola municipal Porfírio Vieira da Silva.

"Por não termos mais como resolver dentro da própria escola e não tendo condição alguma de continuar, vimos solicitar do secretário uma solução pois o pneu não existe de tanto remendo. Estamos sobrecarregando o outro carro e as horas de trabalho do outro motorista já que ele tem de fazer várias viagens para atender a escola. Ontem, 10, só havia metade das turmas e a gente não pode dar aula. Temos uma posição e queremos uma solução da secretaria para continuar a partir desta quinta ou não!", pontuou o diretor Edson Cruz.

Além disso, o carro que tem atendido outras localidade com o intuito de não deixar nenhum aluno fora da escola também está com os dias contados. Todos os pneus precisam de troca. Do contrário, serão dois ônibus escolares trazendo risco de morte aos estudantes no trajeto de casa para escola e vice-versa.

Esse problema vem preocupando também diretores de outras unidades pelo interior pois desde janeiro nenhuma licitação é concluída na prefeitura para compra de novos pneus. A cada seis meses, a troca deve ser feita para não ocasionar acidente envolvendo estudantes - o que seria um desastre para a administração.

Depois de ouvir a todos, Caduda reconheceu que a precariedade é latente não só naquela unidade, mas também na maioria das escolas da rede pelo interior do município. A demora na reposição dos pneus advém também da crise que tem se instalado no país com a diminuição no repasse de recursos e, principalmente, da demora de outro setor: o de licitação da prefeitura.

"Desde o início do ano, solicitei à secretaria de Administração que fizesse a solicitação de processo de licitação pois temos um cronograma de comprar e substituição. Consegui uma ata de preços da prefeitura de Simão Dias para adquirir por lá e conseguimos comprar. Como a ata de registro de preço venceu, nós temos uma frota de 14 carros e cada um tem 6 pneus...temos uma problema com o setor de licitação. O responsável não homologou o processo. Eu só posso atender com o contrato assinado. (...) é só inércia e irresponsabilidade. Nós protocolamos na prefeitura no dia 05 de janeiro!", pontuou o secretário.

Ao final, Caduda se comprometeu em, de alguma forma, viabilizar carro para que o transporte dos estudantes não fosse interrompido nesta quinta e sexta-feiras. A expectativa da comissão é de que a promessa seja cumprida, pois fora deliberada em reunião com os pais que se o problema não fosse resolvido a contento, todos paralisariam as aulas até que tudo fosse concluído.

Caduda ainda foi instigado a responder sobre outros problemas como a reforma mal feita de uma das salas e do atraso do pagamento dos professores contratados. Há três meses, não recebem. Durante a semana, muitos já ameaçavam paralisar o serviço. O secretário argumentou que o mês de dezembro é de responsabilidade da prefeitura já que o pagamento foi empenhado com recursos próprios. Desde aquele mês nenhum repasse no valor de 70 mil reais é feito pela prefeitura. Os meses subsequentes de 2016 serão pagos pela SME por volta do dia 18 deste mês; não na sua totalidade.

"Com a crise, a arrecadação vem diminuindo e comprometendo ainda mais. Como a prefeitura pagou três meses à saúde e outras funções esta semana", espera-se que faça o mesmo com a área da educação, concluiu.(publicado em cnnpv)


.

segunda-feira, 11 de abril de 2016

PREFEITO PRESTIGIA CULMINÂNCIA DO PROJETO DE LEITURA

O prefeito Thiago Dória esteve no Porfírio Vieira no último sábado, 09, para prestigiar o Projeto de Leitura "Os encantamentos do Sítio do Pica Pau Amarelo aos poemas e poesias"

A iniciativa das professoras Adriana Farias e Jaciane levou a comunidade estudantil do Fundamental I e II a trabalhar uma gama de subprojetos em cada uma das disciplinas do currículo comum ao longo da I unidade deste ano letivo. A proposta também visa incentivar a leitura e a escrita da pré-escola ao 9o ano com a produção de poemas e poesias bem como a criação de outras apresentações audiovisuais. 

Na quinta-feira, 07, a abertura contou com a presença do poeta Ivan. Ele foi entrevistado por um grupo de estudantes no quadro "Frente a Frente"; já na sexta-feira, 08, a garotada apresentou os trabalhos desenvolvidos com as professoras do Fundamental I e no sábado a culminância incluíndo jogral sobre a Rosa de Hiroshima; teatro, palestra coma professora Esileide Pimentel, dança da Emília além de outras produções que incluíam até os professores.

Presentes ao evento deste sábado letivo, o secretário municipal de Educação, Paulo Caduda, e o professor José Araújo, convidado do dia.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

PROJETO DE LEITURA TEM INÍCIO

A Escola Municipal "Porfírio Vieira da Silva" desenvolve esta semana o projeto de leitura: "Os encantamentos do Sítio do Pica Pau Amarelo aos poemas e poesias". A iniciativa das professoras Adriana Farias e Jaciane leva a comunidade estudantil do Fundamental I e II a trabalhar uma gama de subprojetos em cada uma das disciplinas do currículo comum.

A proposta visa incentivar a leitura e a escrita da pré-escola ao 9o ano com a produção de poemas e poesias bem como a criação de outras apresentações audiovisuais. Nesta quinta-feira, 07, a abertura contou com a presença do poeta Ivan. Ele foi entrevistado por um grupo de estudantes no quadro "Frente a Frente".

Mais atividades seguem nesta sexta-feira e no sábado letivo. (fotos:Daniel)


sexta-feira, 4 de março de 2016

A DENGUE E VARIAÇÕES DA DOENÇA É TEMA DE ENCONTRO

A primeira sexta-feira de março,04, foi bastante produtiva na Escola Porfírio Vieira. O encontro voltado para pais e alunos foi a oportunidade para o diretor da unidade, Edson Cruz, apresentar a equipe de profissionais bem como tratar dos informes a respeito do dia a dia na escola.

No entanto, foi também atendendo ao pedido de Daniel, aluno do 9o ano, que a supervisora da Dengue, Simone Andrade, palestrou sobre o quão é importante estar atento à ação do mosquito aedes aegypti. Tirando a dúvida de pais e alunos, Simone alertou para o fato de que corremos o risco de contrair mais duas síndromes além das doenças já conhecidas por todos como a própria dengue, Chinkungunya e o famoso Zika vírus. Era a ação da Miose (que vem se alastrando em Poço Verde e levando dezenas de pessoas ao antigo hospital) e a síndrome de Guillan Barré (que causa paralisia de membeos).
Como a reunião fora realizada à tarde com os alunos do Ensino fundamental II, Edson fez uma homenagem ao professor de Matemática, Valfran, que deixará a equipe dentro de uma semana. Ele vinha substituíndo a professora Gleiciene que solicitou remoção para unidade vizinha, localizada no povoado Tabuleirinho. Como ele assumirá um cargo na UFS, a nova professora Joyce deve tomar a vaga dentro em breve. Após a homenagem, o professor se despediu de todos com um discurso emotivo.

Ao final, todos foram convidados a lanchar encerrando a reunião.

quinta-feira, 3 de março de 2016

1a HORA DE ESTUDO FOCA O PROJETO DE LEITURA

Aproveitando a primeira aula da Hora de estudo da escola, o diretor Edson Cruz reuniu os professores veteranos e novatos para falar a respeito dos projetos para o ano letivo de 2016. Durante o ensejo, a coordenadora Adriana Farias apresentou o primeiro projeto que será coordenado também pela professora Jacy: "LEITURA E ESCRITA, encantamentos do Sítio do Pica-pau amarelo aos poemas de hoje". 
Ficou definido que os professor

es Adriana e Lucian ficarão a cargo de trabalhar o projeto em sala de aula com o 6o ano; Joyce e Chirlênia trabalharão com o 7o ano; a professora Vandalúcia no 8o e Tarcísio e Jorge com o 9o ano. 

Nesse ínterim, foram dadas sugestões para os trabalhos a serem apresentados no dia da culminância, previsto para o dia 06 de abril.
Durante a reunião, a professora do AEE, Alessandra, tratou dos alunos especiais nomeando todos por turma com o objetivo de conscientizar o grupo docente para o uso de atividades diferenciadas.


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

ENCONTRO MARCA INÍCIO DOS TRABALHOS DE 2016

 De volta do ano letivo, o novo diretor Edson Cruz convidou professores da primeira e segunda fase para reunião pedagógica na sede do Porfírio Vieira na tarde da última quarta-feira, 03. No ensejo, desejou a todos boas vindas e chamou a atenção do grupo para o trabalho em conjunto em 2016.
Usando a parábola do Semeador, Edson insistiu na tônica de levar o conhecimento nas diferentes formas de terreno (os alunos) com o objetivo de galgar melhor resultado no ano que se inicia. Durante o encontro, foi apresentado o calendário escolar, qual professor ficará com a turma específica bem como as respectivas disciplinas.
Depois do lanche, o secretário municipal de Educação, Paulo Caduda, compareceu e tirou dúvidas sobre diversos assuntos como salário, aposentadoria, licença além de falar sobre os planos para 2016. Acompanhando o secretário, o ex-diretor Léo Farias tratou dos jogos olímpicos escolares que ocorrerão em maio.

Na quinta-feira, 04, a reunião foi na sede da UAB, em Poço Verde, para uma palestra das professoras que cuida da área dos alunos especiais. Ao final, todos concordaram numa coisa: foi um bom encontro pois deixou claro a forma de avaliar o alunos com algumas deficiências bem como qual tratamento deve ser dado no dia a dia escolar.